O mercado de beleza brasileiro é o terceiro maior do mundo, e uma nova onda está mudando-o de dentro para fora: Os cosméticos naturais e a beleza limpa .
No Space São Paulo, mergulhamos nesse universo em uma palestra com a cofundadora da Care Natural Beauty, Patrícia Camargo, que nos mostrou como a preocupação com a saúde e o meio ambiente impulsionando um crescimento vertiginoso no setor.
Mais do que uma tendência, a "beleza que cuida" é uma nova realidade.
1. Uma marca que nasceu da necessidade
A Care nasceu de uma dor pessoal e da urgência de oferecer uma alternativa segura no mercado. Patrícia e sua sócia, Lu Navarro, perceberam a falta de opções de beleza sem toxinas no Brasil, uma realidade já consolidada na Europa e nos Estados Unidos.
A motivação era clara: Criar uma marca que não fosse apenas eficaz, mas que cuidasse da saúde da mulher e do planeta.
"Pouco se falou sobre isso no Brasil. As pessoas não tinham ideia de quanto de fato as toxinas dos cosméticos convencionais podem fazer mal para a saúde."
Eles investiram tudo no desenvolvimento de produtos de alta performance, com ingredientes de qualidade e fórmulas seguras, sem se preocuparem com o marketing inicial, apostando que a qualidade falaria por si só.
“É preciso investir em alguma coisa que seja em bons produtos, porque se não sobrar palavra de marketing, o marketing boca a boca vai ser suficiente.”
2. Digital First: A força das marcas que nasceram no digital nos segmentos de beleza
Assim como a Boca Rosa, a Care é um exemplo de sucesso da DNVB ( Marca Vertical Nascida no Digital). A marca nasceu no digital por ser um canal de entrada acessível e, com o tempo, a formação de uma comunidade de clientes realmente de forma orgânica. Patrícia destaca a importância dessa origem digital:
“A gente nasce no digital, a formação de comunidade aconteceu de uma maneira muito natural, porque éramos só eu e minha sócia vendendo, falando com o cliente, produzindo conteúdo.”
Essa relação direta com o cliente, aliada à tecnologia e estratégia, foi a chave para um crescimento que superou em 180% as expectativas. A Care Natural Beauty, buscando uma plataforma de e-commerce que permita um crescimento sustentável e escalável, encontrou na Check Commerce a parceria ideal.
3. Educação, crescimento e o futuro da beleza
O mercado de Beleza Limpa deve dobrar de tamanho globalmente até 2028, e o Brasil está pronto para essa mudança. A Care e outras marcas do segmento têm um papel fundamental na educação do consumidor sobre a importância de ler os rótulos e entender o impacto do que se passa na pele.
Com o crescimento da demanda, as marcas precisam de parceiros que entendam a necessidade de um Comércio Unificado , onde a operação digital e o ponto físico se complementam, garantindo que a experiência da marca seja consistente e de alta qualidade em todos os canais.
A Check Commerce contribuiu para esse sucesso por meio de:
-
Otimização de SEO e mídia paga: Focamos em palavras-chave como "cosméticos veganos" , "beleza natural" e "produtos orgânicos" para fortalecer a imagem da marca e aumentar a visibilidade e as vendas.
-
Gestão de dados: A análise contínua envolveu a personalização da experiência de compra, levando a um aumento no ticket médio e a uma maior taxa de fidelização de clientes.
-
Reconhecimento de mercado: A estratégia integrada consolidou o Care Natural Beauty como uma referência no mercado, um passo fundamental na jornada da marca.
A história da Care Natural Beauty é uma inspiração para o futuro do e-commerce de beleza. Ela nos mostra que, com a união de uma visão forte, produtos de qualidade e tecnologia certa, é possível não apenas construir uma marca de sucesso, mas também gerar um impacto positivo na vida das pessoas.
Quer aprofundar ainda mais o fundo nas estratégias e no crescimento deste mercado transformador?
Assista à palestra completa de Patrícia Camargo, cofundadora da Care Natural Beauty, no Espaço São Paulo e descubra os segredos por trás da beleza que cuida.